CAMPEÕES NACIONAIS DO FAIR-PLAY EM CASTELO DE VIDE
Nos dias 19 e 20 de Junho a vila de Castelo de Vide recebeu o Encontro Nacional de Gira-Volei 2010. Esta prova, que foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, resultou num grande sucesso, já que, para além das excelentes condições atmosféricas que se fizeram sentir naquela vila alentejana, houve muita competição e fair-play.
Este foi o maior Encontro Nacional de sempre, com cerca de 650 jovens oriundos de mais de 70 Centros Gira-Volei dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Guarda, Viseu, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Beja, Faro e Região Autónoma do Açores.
A prova teve lugar no Estádio Municipal de Castelo de Vide, rodeado de bonitas montanhas, onde se montaram 46 campos. Os jovens, na abertura do Encontro Nacional, desfilaram pelo estádio com as placas identificadoras do distrito a que pertenciam. De salientar a grande ajuda prestada pelos funcionários da Câmara Municipal de Castelo de Vide na logística da prova.
Paralelamente, decorreu, pelo segundo ano consecutivo, o "Volley All Festival", um projecto da Comissão de Desenvolvimento da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), presidida pelo Prof. Vicente Araújo, Presidente da FPV, que também esteve presente em Castelo de Vide.
O objectivo do "Volley All Festival" é encorajar as federações nacionais a organizar no mês de Junho três dias dedicados exclusivamente ao Voleibol, nos quais as crianças e os jovens se divertem a jogar e as federações nacionais podem promover a modalidade à escala do globo.
O "Volley All Festival" decorre até à última semana de Junho em várias dezenas de países e em Centros de Desenvolvimento da FIVB.
O Vereador de Desporto da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Daniel Silva, que esteve sempre presente durante a realização deste evento, no final mostrou-se bastante agradado com este Encontro Nacional: “Esta prova correu muito bem e para nós é uma satisfação muito grande ver estas crianças e jovens aqui, em Castelo de Vide, que, como se sabe, é uma terra do interior do país que sofre da falta de juventude. Em termos da actividade, esta prova foi muito boa, muito graças aos funcionários da Câmara Municipal e evidentemente à experiência dos elementos da Federação Portuguesa de Voleibol, que demonstram ter muita experiência neste tipo de organizações. Espero muito sinceramente que voltem no próximo ano, pois nós, Câmara Municipal de Castelo de Vide, estamos receptivos para vos voltarmos a acolher”.
Para a vila alentejana, este encontro foi também muito positivo: “A Câmara Municipal tentou fazer um investimento, uma aposta, em modalidades mais alternativas, como é o caso do Voleibol. E agora, com toda esta festa e a vossa organização, com os miúdos todos entusiasmados, a própria promoção deste evento, as pessoas começam a interessar-se mais por esta modalidade”.
O Coordenador Nacional do Gira-Volei, Leonel Salgueiro, também estava bastante satisfeito com este Encontro Nacional e com os vários Encontros Municipais e Regionais do Gira-Volei: “Este ano foi um ano muito positivo, apesar de para todos os elementos ligados ao Gira-Volei ter sido um pouco cansativo, mas o trabalho para nós não é problema. Foi uma época muito intensa, principalmente o mês de Maio, em que tivemos cerca de 20 provas, que culminaram agora com esta final em Castelo de Vide. Este ano, para além do nível da qualidade, do aumento do número de participantes há que salientar um enorme fair-play. Os professores encaram a competição de uma forma diferente, pois o ganhar já não é o mais importante, o que interessa é fazer a crianças felizes. Neste Encontro Nacional isso notou-se, já que não houve problema nenhum, portanto, penso que estamos no caminho certo, ou seja, a fazer crescer o Voleibol”.
Em relação ao futuro, Leonel Salgueiro, mostra-se muito confiante: ”O grande objectivo do Gira-Volei é fazer com que os clubes tenham mais gente nova a praticar Voleibol, e nós estamos a trabalhar, ano após ano para tentar levar esta modalidade até terras onde não é muito conhecida. Se conseguirmos que os clubes apareçam por intermédio do Gira-Volei, isso já é muito bom. Aqui, em Castelo de Vide, houve uma vontade manifestada pela Câmara em avançar com o Gira-Volei e provavelmente em criar um clube de Voleibol. O melhor arranque foi este Encontro Nacional, já que tivemos aqui cerca de 650 jovens a praticar Gira-Volei, durante dois dias, com cerca de 50 campos montados num estádio com uma paisagem fantástica, portanto, nada melhor do que esta actividade”.
EQUIPAS VENCEDORAS
Femininos:
8-10 anos: Carolina Morais / Sandra Moutinho – Escola EB 2/3 Lamego
11-12 anos: Inês Silva / Joana Rebelo – Escola Evaristo Nogueira
13-15 anos (nível I): Cassandra Silva / Patrícia Tomás – Escola EB 2/3 Lamego
13-15 anos (nível II): Inês Caetano / Mariana Pires – Instituto Educativo Juncal
Masculinos:
8-10 anos: Rui Guedes / Luís Teixeira – Escola EB 2/3 Lamego
11-12 anos: David Dias / Leonardo Silva – Escola Secundária Latino Coelho
13-15 anos (nível I): Luís Martins / Leandro Almeida – Escola Evaristo Nogueira
13-15 anos (nível II): Vasco Costa / Luís Vendeiro – Escola da Sequeira – Guarda
DECLARAÇÕES
Dulce Albuquerque – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
“Está a ser muito interessante, os miúdos estão a divertir-se muito, as condições são muito boas. Este Encontro Nacional em Castelo de Vide é muito importante para incentivar os alunos a praticarem a modalidade e sobretudo para praticarem desporto”.
Paulo Trindade – Amigos de Voleibol de Portimão
“Eu estou a gostar bastante. Não conhecia esta zona, que é muito bonita. Penso que esta prova está muito bem organizada, por isso só tenho que dar os parabéns, tanto à FPV como a Castelo de Vide. Como amante do Voleibol, penso que esta é uma modalidade que faz falta em todo o país portanto acho que a FPV, fez muito bem em trazer o Encontro Nacional para esta vila e como pode ver-se, os jovens estão muito entusiasmados.
A minha dupla está a portar-se muito bem, só temos vitórias, mas isso não é o mais importante, eu espero é que eles se divirtam”.
Nuno Reininho – Escola Secundária de Amares
“Tenho que dar os meus parabéns à FPV, por todas as provas que tem feito em Gira-Volei, porque são óptimas. São momentos de convívio fantástico para os miúdos, para muitos deles são oportunidades quase únicas de visitarem o país, que noutra situação, e estou a falar de jovens de Amares, não teriam a oportunidade de conhecerem.
O espírito desportivo que se vive aqui é fantástico. Está tudo de parabéns quer a organização, quer os Centros Gira-Volei, quer os miúdos. O grande objectivo foi cumprido, os jovens estão a jogar, a divertir-se e vão regressar certamente satisfeitos”.
Carla Francisco – Clube Desportivo Faro XXI
“Este encontro está muito bem organizado. Estão aqui muitos miúdos, por isso, a nível de convívio está fantástico. Acho muito giro, pois as minhas duplas, apesar de não apresentarem bons resultados, estão a divertir-se muito. Foram campeões regionais mas agora derraparam. Também este foi o primeiro ano em que praticaram Gira-Volei, mas para o próximo vai tudo ser diferente”.
Sandra Moutinho / Carolina Morais – Vencedores 8/10 anos Femininos
“Gostamos muito de estar aqui. Queremos dedicar este prémio ao professor Guilherme e à professora Ivone. Gostamos muito de Castelo de Vide”.
Luís Teixeira / Rui Guedes – Vencedores 8/10 anos Masculinos
“Acho que este dia foi muito complicado, pois havia equipas muito boas, esforçámo-nos para ganhar esta prova e foi o que aconteceu. Estivemos um bocado nervosos, por isso, a vitória tem outro sabor. Com esforço e dedicação tudo se consegue”.
Inês Silva / Joana Rebelo – Vencedores 11/12 anos Femininos
“Este fim-de-semana correu muito bem, foi fixe, ganhámos e esperamos poder repetir no próximo ano. Queremos dedicar esta vitória ao professor Miguel. Divertimo-nos muito”.
David Dias / Leonardo Silva – Vencedores 11/12 anos Masculinos
“Foi muito bom termos vencido este Encontro Nacional, pois foi muito difícil. Esta terra é muito bonita. Este prémio é dedicado ao nosso treinador Alfredo”.
Cassandra Silva / Patrícia Tomás – Vencedores 13/15 anos (Nível I) Femininos
“Esta já é a terceira vez que nós somos campeãs em Fases Finais do Gira-Volei, portanto estamos muito contentes. Foi um pouco difícil mas com muita confiança nós conseguimos vencer. Foi um fim-de-semana altamente e divertimo-nos imenso. Foi muito bom estar em Castelo de Vide. Nós queremos dedicar este prémio a nós próprias, porque merecemos e lutámos muito”.
Luís Martins / Leandro Almeida – Vencedores 13/15 anos (Nível I) Masculinos
“Foi muito bom, esta já é a terceira vez que ganhámos esta competição. Gostamos muito, foi um pouco renhido. Castelo de Vide é uma terra bastante bonita, a organização é muito boa, como sempre. Dedicamos esta vitória aos professores David e Miguel”.
Inês Caetano / Mariana Pires – Vencedores 13/15 anos (Nível II) Femininos
“Queremos agradecer aos nossos treinadores, Ricardo Riachos e João Santos, e também às pessoas com quem treinámos ao longo deste ano e que nos ajudaram a evoluir. Gostamos bastante de Castelo de Vide, este estádio é fantástico, as outras duplas eram muito simpáticas, no fundo o ambiente era bom”.
Vasco Costa / Luís Vendeiro – Vencedores 13/15 anos (Nível II) Masculinos
“Este fim-de-semana foi muito bom, numa vila muito bonita, que é Castelo de Vide, por isso, tivemos muito prazer em cá estar. Queriamos também agradecer ao Gira-Volei, que nos proporcionou há cinco anos a nossa primeira ida à praia a Oeiras. Já fomos a quatro nacionais e conhecemos partes do país que doutra forma não conheceríamos. Esta organização foi fantástica. Dedicamos este prémio ao professor Nuno Lemos, que, além de ser nosso treinador, é um grande amigo”.
► FOTOS
► RESULTADOS (PDF) 8-10 | 11-12 | 13-15 NÍVEL I | 13-15 NÍVEL II