Arbitragem


ARBITRAGEM NÍVEL I E II

Este nível vem dar resposta à não existência de clubes permitindo que os atletas possam ocupar os seus tempos livres jogando Voleibol, seguindo uma lógica de aprendizagem das técnicas, adequadas ao seu nível de jogo. Orientando os jovens praticantes a integrarem futuros clubes, permitindo desta forma uma continuidade do trabalho realizado no Nível I.

 

 

 Tarefas na Arbitragem 

 
A importância de serem as próprias crianças a realizarem estas tarefas reside na possibilidade de serem envolvidas em todo o processo, o que as torna capazes de participarem, activamente ao mesmo tempo que são envolvidas e responsabilizadas,
de uma forma natural, num projecto colectivo que é de todos, em geral e dirigidas a elas, em particular.

 

 

 

 Tarefas na Arbitragem – O papel do Monitor 

 
Compete ao monitor, para alem de orientar os jogos, preparar os atletas para o conhecimento das regras e sua aplicação; para o efeito deve antecipadamente criar situações de simulação da competição, de forma a que as crianças se sintam seguras para a sua efectivação na competição.
 
O monitor deve compreender que a seu função é formar a criança devendo todo o trabalho que desenvolve, bem como as atitudes que adopta serem referenciadas às necessidades das crianças, nunca devendo, por motivo algum, agir no sentido de se promover a si próprio.

 

 

 Tarefas na Arbitragem – O Árbitro 
 A Sinalética 


Autorização para o serviço

Equipa a servir

Mudança de campo

Fim de Set

Bola dentro

Bola tocada

Bola fora

Rede tocada por um jogador