REGRESSO A OEIRAS COROADO DE ÊXITO
CAMPEÕES NACIONAIS DO FAIR-PLAY
O Encontro Nacional de Gira-Volei de 2008, que decorreu nos dias 14 e 15 de Junho, marcou o regresso a Oeiras e excedeu as expectativas dos organizadores e dos participantes, sobretudo dos mais jovens, que competiram num estádio que consideraram "fantástico" e tiveram ainda a oportunidade de se divertir e fazer amizades numa cidade que apelidaram de "linda". Dois dias de desporto, convívio e divertimento que ficarão certamente gravados para sempre nas suas memórias.
Na fase final mais concorrida de sempre, com 550 participantes, em representação de 65 centros e distribuídos por 41 campos montados no histórico Estádio Nacional, no Jamor, a felicidade dos campeões falou mais alto e fez eco nos responsáveis pela organização, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Câmara Municipal de Oeiras (CM Oeiras).
Paralelamente, decorreu, pelo segundo ano consecutivo, o "Volley All Festival", um projecto da Comissão de Desenvolvimento da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), presidida pelo Prof. Vicente Araújo, Presidente da FPV.
O objectivo do "Volley All Festival" é encorajar as federações nacionais a organizar no mês de Junho três dias dedicados exclusivamente ao Voleibol, nos quais as crianças e os jovens se divertem a jogar e as federações nacionais podem promover a modalidade à escala do globo.
O "Volley All Festival" decorre até à última semana de Junho em várias dezenas de países e em Centros de Desenvolvimento da FIVB.
Novidade nas fases finais, a Cerimónia de Abertura do Encontro Nacional 2008, presidida por Ana Runkel, Directora municipal e representante da CM Oeiras, e por Fernando Rosas, Director federativo e representante da FPV, fez desfilar com pompa e circunstância os atletas e monitores dos 65 centros.
Ana Runkel acolheu, com simpatia, os protagonistas desta verdadeira festa do Voleibol:
"Em nome do Senhor Presidente da Câmara de Oeiras, dou as boas-vindas à Federação Portuguesa de Voleibol e a todos os participantes. Espero que gozem este fantástico local onde se vão divertir. Continuem a praticar desporto.
Permitam-me salientar que, como mulher, fiquei muito orgulhosa por ver o número elevado de meninas que estão aqui nesta Final".
Fernando Rosas salientou a importância do Gira-Volei no crescimento mental e físico das crianças:
"Mais uma vez, neste magnífico estádio, Oeiras recebe a Fase Final do Gira-Volei, que é tido como um dos principais eventos desportivos para os jovens dos 8 aos 15 anos.
À Câmara Municipal de Oeiras, a Federação Portuguesa de Voleibol agradece todo o empenho e as facilidades concedidas para a realização desta prova. Este evento não é só uma referência nacional, também já é destacado internacionalmente e vocês fazem parte integrante deste sucesso.
O Gira-Volei é, de facto, um fenómeno desportivo acessível a todos os grupos ou populações, reunindo um conjunto de princípios de valores formativos ímpares no nosso desporto".
O desfile dos 550 atletas e respectivos monitores, embora com todo o rigor protocolar, foi um momento de especial agrado dos miúdos e o melhor "tiro de partida" para dois dias de muita competição, mas ainda de mais divertimento e convívio.
Um fim-de-semana inesquecível
No domingo, e depois de um lauto almoço oferecido pela autarquia ter preparado os participantes para a viagem de regresso a casa, todos foram unânimes em destacar os momentos inesquecíveis que viveram em Oeiras.
Uma ideia reforçada por Paulo Vistas, Vice-Presidente da Edilidade:
"Foi um fim-de-semana inesquecível para todos nós. Espero que tenham gostado de Oeiras e do sítio [INATEL] onde ficaram alojados. Foi um momento de competição, mas que valeu pelo fair-play, constituindo uma experiência que será útil a todos os que participaram neste encontro.
Gostaria de dar os parabéns à Federação Portuguesa de Voleibol, através do seu representante [Fernando Rosas], pela forma como tudo foi organizado".
Leonel Salgueiro, responsável federativo pelo Gira-Volei, salientou o crescimento desta variante, alicerçado no trabalho em conjunto desenvolvido por FPV, autarquias e centros.
"Fazendo uma retrospectiva dos últimos 3, 4 anos, é com satisfação que constatamos o aumento significativo não só do número de miúdos envolvidos no projecto como também dos participantes nas edições dos Encontros Regionais e do Encontro Nacional.
A qualidade dos praticantes também está a aumentar muito e nota-se que há um empenho maior dos professores, que devem ter aumentado a qualidade da prática e o número de horas de treino.
Após dois anos de interrupção, foi bom regressar a Oeiras, que foi palco durante três anos das fases finais. Voltámos com o dobro dos atletas que costumavam estar presentes. Temos batido o recorde de participantes e este ano tivemos 41 campos e 550 atletas participantes, o que prova que estamos a melhorar quer a nível da quantidade quer da qualidade, que é fundamental".
Leonel Salgueiro mostrou-se satisfeito com a "postura" dos jovens atletas:
"O fair-play dos miúdos foi fantástico. Tivemos alguns problemas pequenos, mas que foram criados mais pela pressão exercida pelos progenitores, pois quando os pais saíram do recinto de jogo, os problemas desapareceram".
Segundo o responsável federativo pelo Gira-Volei, as condições de alojamento contribuíram para que os objectivos da sã convivência fossem atingidos:
"Oeiras tem a particularidade de conseguir reunir todos na mesma unidade hoteleira, o que acaba por beneficiar o convívio dos vários centros e de localidades diversas.
Gostaríamos de agradecer à Câmara Municipal de Oeiras pela colaboração na organização do evento, pois foi inexcedível no apoio e na resolução de pequenos problemas que iam surgindo, e ao Instituto de Desporto de Portugal, pela cedência do espaço.
O nosso obrigado ainda a todos os que estiveram envolvidos na organização do Encontro Nacional, dos atletas aos motoristas, pois todos contribuíram para o sucesso do evento".
ENTREVISTAS
Fábio Silva / Diogo Magalhães (1.º escalão 8/10 anos)
Fábio Silva: "Oeiras é muito bonita. O estádio é giro e o torneio foi muito bom, divertido e competitivo. As equipas eram fortes, como a que foi connosco à final, mas conseguimos superá-las.
Gostava que esta prova continuasse por muitos e longos anos".
Patrícia Tomás / Cassandra Silva (1.º lugar no escalão 11/12 anos)
Patrícia Tomás: "Sentimos algumas dificuldades no jogo da meia-final, mas tivemos sempre confiança em nós. Correu tudo de uma forma divertida e animada. Foi muito fixe. Fomos à praia, à piscina e também fizemos uma guerra de almofadas".
Diogo Palmeiro / João Comendinha (1.º lugar no escalão 11/12 anos)
Diogo Palmeiro: "Correu optimamente. Contámos com o apoio da nossa escola IBJota [Instituto Educativo do Juncal], que é a melhor escola do mundo. Gostaríamos de agradecer aos nossos professores e amigos. Defrontámos duplas fortes e difíceis, mas acreditámos sempre que conseguiríamos ultrapassá-las".
João Loureiro / João Machado (2.º lugar no escalão 11/12 anos)
João Machado: "O último jogo correu-nos mal. Precisávamos de mais tempo. Estamos um pouco em baixo de forma e precisávamos de ter tido mais tempo para descansar de um jogo para o outro.
É complicado porque o nível do Encontro Nacional é mais elevado do que o dos Regionais e os jogos que disputámos agora foram bem mais difíceis do que aqueles que realizámos em Portimão, no ano passado, quando eu ganhei o título, fazendo dupla com outro parceiro. Nessa altura foi muito fácil atingir a final.
De qualquer forma, não estamos tristes. Já é muito bom podermos estar na final e este Encontro Nacional foi muito competitivo, mas igualmente muito divertido".
Fernando Navarro / Pedro Sousa (3.ºs classificados no escalão 11/12 anos)
Fernando Navarro: "Nunca tínhamos chegado a uma final. Penso que este Encontro foi bem organizado e gostei muito porque jogámos ao ar livre e num sítio espectacular.
As condições de alojamento e de alimentação também foram óptimas. Gostei de tudo! Foi um evento espectacular e esta experiência vai ajudar-me no futuro".
Pedro Sousa: "Foi uma pena termos perdido a hipótese de disputarmos a final, mas gostei muito de ter estado no Estádio Nacional e em Oeiras".
Luís Brandão / José Ribeiro (3.ºs classificados no escalão 13/15 anos)
Luís Brandão: "Foi fixe… apesar de termos dormido muito pouco. Gostei muito de ter estado em Oeiras e espero estar na Final no próximo ano".
► FOTOS