ENCONTRO NACIONAL 2007 – PORTIMÃO
O Encontro Nacional de Gira-Volei, que decorreu nos dias 23 e 24 de Junho, excedeu as expectativas de todos os que nele participaram, principalmente dos mais jovens, que competiram e ainda tiveram oportunidade para se divertir e fazer amizades numa cidade que consideraram "linda" e que ficará gravada na sua memória.
No encontro nacional mais concorrido de sempre, com 430 participantes, em representação de 55 centros, e 43 campos montados na Zona Ribeirinha de Portimão, a felicidade dos campeões falou mais alto e fez eco nos responsáveis pela organização, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Câmara Municipal de Portimão.
Isabel Guerreiro, Vereadora do Pelouro do Desporto da autarquia portimonense, fez um "balanço claramente positivo" do evento:
"Estiveram presentes cerca de meio milhar de crianças vindas de todo o país, das ilhas inclusive. Este encontro representa o culminar de todo o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Voleibol e do Município de Portimão, visto que temos vindo, em conjunto com a Associação dos Amigos de Voleibol de Portimão, a apostar forte no Voleibol.
E o Gira-Volei em Portimão é, claramente, uma aposta para continuar. Temos um projecto firme no Voleibol, temos equipas federadas até aos juvenis e obviamente o Gira-Volei é onde tudo começa, é um pressuposto, é uma condição".
Uma opinião partilhada por Paulo Trindade, técnico de desporto da Câmara Municipal de Portimão:
"O Encontro Nacional de Gira-Volei correu bem e esperamos que este Nacional seja um estímulo e que consigamos trazer mais Voleibol para o Sul, neste caso para o Algarve, porque está tudo muito centralizado no Norte do país. Queremos, juntamente com o clube da região, aumentar cada vez mais não só o número de participações dos atletas Gira-Volei como também queremos aumentar o nível desses mesmos atletas".
Leonel Salgueiro, responsável federativo pelo Gira-Volei, salientou o crescimento desta variante, só possível devido ao trabalho conjunto desenvolvido pela FPV e pelas autarquias.
"Este foi o Encontro Nacional com o maior número de atletas e de campos realizado até hoje. Estiveram aqui 430 atletas de Gira-Volei, distribuídos por 43 campos, e correu tudo bem. O Gira-Volei tem crescido muito; realizámos já nacionais com 100 miúdos, outros com 200, desta vez estiveram aqui 430, provavelmente para o ano o número subirá para 500 ou mais. Tudo isto é fruto do trabalho que a Federação Portuguesa de Voleibol tem vindo a desenvolver com a colaboração das autarquias, dos centros Gira-Volei e até mesmo dos professores que ajudam também a divulgar a modalidade. Aumentando o número de centros, aumenta o número de atletas e consequentemente aumenta o número de atletas apurados para o Nacional.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de Portimão pela forma como fomos recebidos e por ter feito para que o Encontro Nacional fosse um sucesso. Agradeço também, em nome da Federação, aos dois técnicos da Câmara Municipal de Portimão: o Prof. Paulo Trindade e o Prof. Hugo Sousa, porque foram incansáveis, resolvendo todos aqueles imprevistos que acontecem sempre e que são normais em qualquer prova…
E até para o ano!", desejou.
Neste Encontro Nacional, que se realizou pela primeira vez no Algarve, participaram atletas oriundos de todos os pontos do país, nomeadamente dos centros sediados nos distritos de Bragança, Braga, Viana do Castelo, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Beja, Algarve e Açores (Ilhas de Santa Maria, Terceira e São Miguel).
ENTREVISTAS
1. O que estás a achar deste Encontro Nacional em Portimão?
2. O que é para ti o Gira-Volei? / Por que é que praticas Gira-Volei? / O que te atrai?
Catarina
Natural de Portimão, 13 anos de idade
1. Este Encontro Nacional está a ser muito bom, pois não só jogamos Gira-volei como nos divertimos muito! Conhecemos muitos atletas de outras cidades do país.
2. Gosto muito do Gira-Volei, pois para além da competição permite-nos conhecer novos lugares e pessoas.
Mariana
Portimão, 13 anos
1. Este fim-de-semana está a ser do melhor, não só praticamos Gira-Volei como nos divertimos muito. Ainda ontem (sábado), depois do jantar, fomos à Katedral (discoteca), que foi reservada só para nós, e foi muito "fixe" pois fizemos novas amizades. Espero estar presente no Regional e no Nacional do ano que vem.
2. É engraçado, é diferente não se limita à competição. Todos querem ganhar, mas o mais importante no Gira-Volei é participar.
Íris
Portimão, 10 anos
1. Estou a gostar muito. Hoje ainda vou jogar, não sei se vou conseguir ganhar, mas o mais importante é estar aqui. Ontem, fomos a uma festa e eu gostei muito; nunca tinha ido entrado numa discoteca.
2. O Gira-Volei é muito giro e divertido. Quero continuar a praticar para poder estar nos encontros nacionais.
Edgar
Portimão, 13 anos
1. Este fim-de-semana está a ser "bué fixe". Jogamos Voleibol, saímos à noite, dançamos, cantamos, conheci muita gente. É "bué fixe" mesmo.
2. O Gira-Volei é uma mistura de Voleibol com diversão e isso marca a diferença e faz com que eu goste de praticar. Para o ano que vem, mesmo sem saber onde vai ser a Final, quero estar presente para poder estar com as pessoas que conheci aqui e que são altamente.
1. Agora que o Nacional terminou, qual é o balanço que fazem da época 2006/2007 do Gira-Volei?
2. O que acharam do fim-de-semana?
Daniela Costa/ Margarida Lencastre
Escalão 8/10 anos fem. / Colégio Paulo VI
1. Esta foi a primeira vez que vencemos um Nacional. Gostamos muito e queremos vencer mais vezes porque é uma sensação muito boa. Estamos cansadas mas felizes.
2. O fim-de-semana foi muito bom, divertimo-nos muito, conhecemos uma cidade diferente e bonita. Foi muito bom, as instalações são do melhor e os funcionários foram muito simpáticos connosco.
João Fragoso/Ricardo Paiva
Escalão 8/10 anos mas./ Colégio Paulo VI
1. A nossa prestação foi muito boa, apurámo-nos para o Nacional, vencemos e esperamos poder estar no Encontro Nacional do próximo ano.
2. Foi muito bom, conhecemos Portimão, jogámos Gira-Volei, vencemos, divertimo-nos e fizemos novas amizades. No fundo, jogámos com tranquilidade (risos) as duplas eram boas. O melhor mesmo foi termos vencido com tranquilidade, claro.
M.Castanheira/Liliana Garcia
Escalão 11/12 anos fem. / Escola Evaristo Nogueira (Seia)
1. Este é o nosso segundo título e só poderíamos estar radiantes. É uma experiência única e por isso já estamos a pensar na próxima época. Gosto muito do gira-volei, é uma modalidade saudável e divertida
2. O fim-de-semana foi muito bom, foi giro, divertido e sairmos de Portimão com mais um título é bom demais.
Luís Martins/ Leandro Almeida
Escalão 11/12 anos mas. /Escola Evaristo Nogueira (Seia)
1. O Gira-Volei é uma maneira de nos iniciarmos no Voleibol. Gostamos muito de Voleibol e ganhar os nacionais é uma motivação-extra para não desistirmos.
2. O fim-de-semana foi muito bom, nunca tínhamos vindo cá ficamos a conhecer e a gostar de Portimão.
Cristiana Costa/Marisa Ramalho
Escalão 13/15 fem. Nível I / Câmara Municipal de Resende
1. A época foi muito boa, participámos no Municipal, no Regional e agora no Nacional, tendo vencido todos os encontros. É a segunda vitória consecutiva no Encontro Nacional; estamos muito contentes e satisfeitas com a nossa prestação.
2. Foi muito bom o fim-de-semana. Não estávamos à espera de outra coisa. Foi divertido, cansativo, alargámos os nossos horizontes, conhecemos pessoas e a cidade de Portimão, que é muito linda.
João Pereira/Tiago Costa
Escalão 13/15 mas. Nível II / Colégio de Lamego
1. A época foi cansativa, mas valeu a pena. O Gira-Volei é uma modalidade competitiva, divertida, mas também desgastante, mas vencemos e estamos muito felizes por isso.
2. Adoramos a cidade, para além de bonita, consegue conciliar o meio ambiente com a prática desportiva. Fomos muito bem tratados.
► FOTOS
► RESULTADOS (PDF)