A Associação de Voleibol de Trás-os-Montes (AVTM) não teve mãos a medir no fim-de-semana passado, tendo encabeçado a organização de três mini-torneios de Voleibol – realizados nesse molde devido às restrições impostas pelo combate à pandemia de COVID-19 – na cidade de Vila Real.
A dinamização da competição nos escalões de formação na capital transmontana foi muito saudada pelos treinadores e fez as delícias de crianças e jovens, ávidos de poderem voltar a mostrar a sua perícia na modalidade predilecta e que alia, sobretudo através do Gira-Volei, a prática desportiva ao divertimento, algo muito importante nestas idades.
Assim, no dia 22 de Maio, pelas 10h00, o pavilhão da Escola Monsenhor Jerónimo Amaral, em Vila Real, abriu as portas ao Encontro de Mini-Voleibol organizado em conjunto pela Academia de Voleibol de Vila Real (AVVR) e pela Associação de Voleibol de Trás-os-Montes.
Participaram em Minis A três equipas (Academia de Voleibol de Vila Real 1 e 2 e Sport Vila Real e Benfica) e em Minis B cinco formações (Academia de Voleibol de Vila Real, Sport Vila Real e Benfica 1 e 2, Sport Clube de Vila Real 1 e 2), reunindo mais de três dezenas de atletas.
No final, os treinadores referiram como pontos mais positivos neste encontro “a boa organização, a participação dos jogadores, o desportivismo, a camaradagem e o respeito entre os participantes”.
Igualmente no sábado, mas pelas 14h00 e no pavilhão da Escola Monsenhor Jerónimo Amaral, realizou-se o Mini-torneio de Voleibol da Academia de Voleibol de Vila Real, organizado conjuntamente pela AVVR e Associação de Voleibol de Trás-os-Montes.
Participaram nesta competição, dividida em dois grupos, sete equipas de nível avançado (juniores, juvenis e cadetes): Academia de Voleibol de Vila Real, Clube Académico de Bragança (juniores e cadetes), Sport Clube de Vila Real (juniores e cadetes), Sport Vila Real e Benfica (juniores masculinos e femininos), num total de seis dezenas de atletas.
Neste mini-torneio, os treinadores, dirigentes e árbitros realçaram “a boa organização, a dinâmica de jogos com pouco tempo de espera, o espírito competitivo do torneio, o fair-play entre os participantes, o cumprimento das regras da DGS e a presença de árbitros oficiais”.
A manhã de domingo foi reservada para a realização de mais um mini-torneio com a chancela da Academia de Voleibol de Vila Real e da AVTM.
A competição teve por palco o pavilhão da Escola Monsenhor Jerónimo Amaral e movimentou 30 atletas (infantis e iniciados) de quatro equipas: Sport Clube De Vila Real 1, Sport Clube De Vila Real 2, Sport Vila Real e Benfica 1 e Sport Vila Real e Benfica 2.
Todos foram unânimes em destacar as mais-valias desta iniciativa, mormente “a boa dinâmica de jogos” e a “oportunidade de competir”, que “superou as dificuldades causadas pela pandemia”.