A AVAL – Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve tem já agendada uma verdadeira maratona de competições no âmbito do Gira-Volei nesta abertura de 2016.
Estão já previstos 2 Encontros Municipais, 17 Encontros Escolares e 7 etapas do Circuito Regional de Ar Livre Volley StandcUp!. [Ver mapa de competições em www.avalentejo.org]
Estas competições serão realizadas entre Janeiro e Maio de 2016 e são esperados mais de 2000 atletas a experimentar o projecto e a componente competitiva que o mesmo oferece.
De forma complementar, vai arrancar também o II Circuito Regional Gira-Praia da AVAL que tem data marcada para a sua estreia em 2016 para 23 de Janeiro em Lagos.
Este circuito de praia vocacionado para o público mais jovem vai contar com cerca de 20 etapas durante o ano de 2016.
Também o Voleibol Sentado tem o seu espaço tendo sido registadas as primeiras inscrições de atletas do novo Centro de Almodôvar na CERCICOA.
Esta aposta forte no Gira-Volei reveste-se de uma importância fundamental para esta jovem associação regional, até porque, tal como salienta o seu Director Técnico Regional, Paulo Pinho, "para crescer na modalidade e pela modalidade é necessário haver um grande esforço da nossa parte na dinamização de torneios escolares e regionais, pois são uma alavanca forte na promoção da modalidade junto de públicos mais jovens".
O DTR refere também o grau de compromisso que sente relativamente às opções estratégicas assumidas pela Direcção da AVAL, que pretende duplicar o número de atletas inscritos e levar o projecto Gira aos vários quadrantes da região.
Entretanto, a associação alentejana e algarvia tem feito inúmeros contactos com autarquias e escolas no sentido de celebração de novos protocolos que permitam criar novas oportunidades e novas sinergias no desenvolvimento em pleno da modalidade.
Esta iniciativa de sensibilização local só é possível com o grande trabalho feito com algumas autarquias que resolveram investir no projecto por via das actividades extra-curriculares no 1.º CEB.
António Espírito Santo reforça a importância deste trabalho, referindo:
"O desporto valoriza socialmente o homem, proporciona uma melhoria do seu auto-conceito e a aprendizagem de uma modalidade como o Voleibol constitui uma das mais significativas experiências que o ser humano pode viver com o seu próprio corpo.
A prática do Voleibol pode ser algo de muito benéfico na vida de qualquer ser humano, ajudando-o na sua educação e na sua formação pessoal".
O presidente da AVAL – Associação Voleibol do Alentejo e Algarve refere ainda:
"Neste momento, a associação conta com mais de três mil atletas e abraça projectos desportivos com grande cariz social e de inclusão pelo Desporto, cumprindo assim um dos objectivos partilhados com a Federação Portuguesa de Voleibol, «proporcionar a prática do Voleibol a toda a gente», num território que abrange 63 municípios, sob o lema «Desporto e Juventude Com Todos Para Todos», e deste modo promover o Desporto como meio de diálogo intercultural e intercâmbio de boas práticas, que contribuam para a prevenção e a luta contra a violência e o racismo na sociedade, de sedentarismo e de isolamento social das minorias sociais e/ou vítimas de exclusão social".
É esperada muita energia e muito Voleibol na região que teima em não parar de crescer e apostar nas variantes de ar livre e praia como alternativa ao ainda tímido indoor.
Mais informações: www.avalentejo.org






